COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 21.11.2017

 

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Líder – Estive em Bagé na semana passada, a convite do SEBRAE, para participar do encontro do Programa LIDER, depois de anos de mobilização e capacitações, o “Liderança para o Desenvolvimento Regional” atingiu, segundo os gestores, a etapa da maturidade este ano. A reunião teve a participação de lideranças dos 43 municípios envolvidos no programa e que representam as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado. O LIDER, implementado em 2015, é uma ferramenta que estimula gestores a atuarem de forma conjunta e empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos, engajando os setores público, privado e terceiro setor.

***

UCPEL – No encontro de Bagé houve a apresentação de quatro projetos-piloto elencados para o desenvolvimento das regiões participantes (cadeias produtivas do vinho e turismo), além da estrutura de governança que seguirá colocando em práticas as propostas até o momento construídas, além de planejar outras que possam contribuir para o desenvolvimento regional. Uma ferramenta que irá ajudar a equipe de governança na proposição de novos projetos é o Observatório para o Desenvolvimento Territorial que foi apresentado pelo reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), José Carlos Bachettini. O observatório será um espaço online onde constam dados, documentos e estudos da região Sul, que se torna público podendo receber informações das outras regiões através de universidades como Unipampa, Furg, IFSUL, UFPEL, Urcamp e Embrapas, parceiros do LIDER.

***

Protagonismo – O ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, eleito presidente estadual do PSDB e pré-candidato ao governo do estado vai levar Pelotas de volta ao protagonismo político na sucessão estadual de 2018. Como pré-candidato ao Palácio Piratini, o novo presidente tucano já foi dizendo que o governo de José Ivo Sartori (PMDB) se encurralou em seu projeto de ajuste fiscal e argumentou que, para o Rio Grande do Sul voltar a se desenvolver, precisará qualificar infra-estrutrura e educação. “Sartori definiu uma agenda que concordamos em parte, mas os futuros quatro anos precisarão ser diferentes. O atual governo se encurralou na pauta do ajuste fiscal e não conseguiu avançar em questões fundamentais para o desenvolvimento, como infraestrutura e educação”, apontou Eduardo Leite.

***

Sinduscon – Vem aí mais uma edição do Seminário Regional da Qualidade e Produtividade na Construção Civil. Será a 21ª! O deste ano pretende abrir canais de comunicação entre a iniciativa privada, a academia e o poder público municipal. As inscrições para o evento, marcado para 23 de novembro no Salão de Eventos do Parque do SESI já estão abertas. O evento deste ano contará com a presença do engenheiro paulista Fernando Serra, um dos mais renomados profissionais do mercado no que diz respeito ao alinhamento estratégico e tomada de decisão em âmbito executivo, levando em consideração quesitos como inovação e empreendedorismo. Interessados devem procurar a sede do SINDUSCON, na Avenida Bento Gonçalves, 4825 A, Casa da Indústria. Informações pelo fone (53) 2123-8090, em horário comercial.

***

Centenário – O Porto do Rio Grande completou mais um aniversário no último dia 15 de novembro. O complexo portuário chegou a 102 anos comemorando mais um recorde de movimentação. Entre janeiro e outubro foram mais de 34,4 milhões de toneladas, um aumento de mais de 4,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Considerando apenas outubro o aumento foi de 35% e o mês, em 2017, fechou com 3,4 milhões de toneladas.

***

Turismo – A CDL de Rio Grande estará promovendo no próximo dia 1º de dezembro, o Seminário “Caminhos Possíveis do Turismo em Rio Grande”. O evento ocorrerá no Auditório do CCMar, na rua Visconde de Paranaguá, 24 pela manhã e tarde. As inscrições podem Sr feitas através do site: www..cdl-rg.com.br . Informações podem ser obtidas através do telefone (53) 99936.2015.

***

Até a próxima!




Comentários