PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS CONTA COM AGENDA EM PELOTAS

     

    Pelotas – Já está em fase final a etapa de capacitações dos professores das regiões Sul e Centro sul do Estado que fazem parte do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Neste momento, seis municípios participam do projeto de Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, que tem por objetivo a disseminação dessa cultura entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental.

    De acordo com o gestor de políticas públicas do SEBRAE/RS na região Sul do Estado, Fabrício Burkert, inicialmente é apresentado o projeto para os gestores públicos municipais, secretários de educação e professores. Quando estes atores identificam valor no projeto, a parceria é formada e o JEPP é levado adiante. “O curso incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores”, comenta.

    Atualmente, os seis municípios participantes da capacitação na região Sul são: Pelotas, com cinco turmas de professores; Canguçu, com duas turmas; Pinheiro Machado, com uma turma de professores; Morro Redondo, com uma turma de professores; Camaquã, com uma turma, e Tapes, com uma turma de professores. “Foram impactados, até o momento, através da capacitação, mais de 200 professores em 50 escolas municipais. Até o final de 2017 serão mais de 4 mil alunos qualificados na região”, revela Burkert.

    O JEPP incentiva comportamentos empreendedores através do estímulo ao protagonismo juvenil e à iniciativa futura para busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios. “Não estamos falando apenas do empreendedorismo empresarial, mas também a cultura da cooperação, inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania”, avalia o técnico do SEBRAE/RS.

    Ao final da metodologia aplicada na sala de aula pelos professores, as escolas fazem suas feiras para que os alunos possam vender o que foi produzido durante as aulas de Educação Empreendedora.

    Comentários