ESPECIAL DE DOMINGO: COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL

    CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ DE 27.06.2017

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Data – O CIPEL – Centro das Indústrias de Pelotas comemora nesta quarta-feira 70 Anos.  A data histórica vem merecendo ações desde o ano passado e será celebrada amanhã, a partir das 19h, com evento festivo reunindo lideranças políticas e empresariais no Salão de Eventos do Parque do SESI, em Pelotas. Formado por indústrias, empresas prestadoras de serviços e profissionais liberais, o Cipel congrega hoje cerca de 80 associados. Está instalado na Casa da Indústria e a entidade se destaca como um centro empresarial, congregando entidades e organizações afins com as atividades empreendedoras, além dos nove sindicatos patronais que integram a indústria local.

    ***

    Objetivos – Dentre as metas da atual gestão, presidida por Amadeu Fernandes, está o entrosamento com as questões pertinentes à retomada do desenvolvimento regional. Desde que sua diretoria assumiu, em junho de 2016, a entidade tem participado ativamente do movimento pela continuidade das obras de duplicação da BR 116 – Trecho Sul com uma efetiva participação em audiências e reuniões sobre a pauta. Também se destaca entre as conquistas atuais do Cipel, a participação de representantes locais na chapa eleita para presidir da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs): além do cargo de vice-presidente, que será ocupado por José Alfredo Knorr, a região ganhou força e passará a deter 11% dos espaços da diretoria da Federação.

    ***

    Atuação – Outra marca do Cipel é a atuante participação de suas diretorias, através do trabalho voluntário junto aos poderes constituídos, visando o desenvolvimento econômico e social do município. O presidente da entidade enfatiza que o sucesso do Cipel deve-se ao empenho com que sucessivas gerações de 21 presidentes dedicaram-se ao desenvolvimento do município ao longo destes 70 anos.

    ***

    Desenvolvimento – Amadeu Fernandes reforça os valores seguidos pela entidade. “Temos como princípios básicos de trabalho a cooperação, representatividade, desenvolvimento, cidadania, empreendedorismo e o aperfeiçoamento contínuo da entidade como um todo. A renovação e inovação são fundamentais para o reinventar de nossa atuação no sentido de continuar contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento local e regional ”, reforça. “Agradecemos e exaltamos o esforço dos fundadores e sucessivas gerações de líderes que vem atuando em prol do desenvolvimento econômico e social de Pelotas e da Zona Sul.  Neste sentido, reconhecemos como fundamental o apoio e o voto de confiança que recebemos de todos os associados”, enaltece.

    ***

    Evento – Entendendo que o entrosamento com a comunidade é a principal bandeira do Cipel, a atual diretoria optou pela contratação de um Poket Show inédito da Sociedade Pelotense Música pela Música para assinalar a grande noite de festas e, assim, mesclar a cultura e a arte ao mundo dos negócios. Também estão previstas homenagens de reconhecimento aos ex-presidentes do Cipel: Paulo Chaves Garcia Leite; Roberto  Brauner Penteado; Érico da Silva Ribeiro; Antonio Carlos Mazza Leite; Pedro Antonio Leivas Leite; Darley Blank Schwonke; Theo  Bonow e Ricardo Coelho Michelon. Após o cerimonial, haverá coquetel de confraternização. Não há adesões para a festa e os convites estão sendo enviados de forma personalizada.

    ***

    FURG em São Lourenço – Semana passada a reitora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Cleuza Sobral Dias, esteve reunida com o deputado estadual José Nunes-PT para tratar do aumento das instalações da instituição em São Lourenço do Sul. Quando prefeito da cidade, Nunes tratou diretamente da cedência do prédio onde se localizava a Secretaria de Educação do município. O local tornou-se insuficiente em decorrência do aumento do número de turmas e das atividades da universidade. O edital para doação de área com vistas a ampliação do campus já foi lançado e assim que for efetivada a doação o rito segue para Brasília, junto ao Ministério da Educação. Será necessária para assegurar a implantação dos prédios que constam do projeto do novo campus a liberação de R$ 15 milhões.

    ***

    Reconhecimento – A acessibilidade destaca-se com uma das marcas do Shopping Pelotas. O local foi reconhecido recentemente em um novo roteiro turístico lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O Roteiro Acessível, presente no aplicativo Pelotas Tem, destaca os estabelecimentos comerciais que possuem condições de acessibilidade para deficientes físicos. Criado em parceria com o curso superior em Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, o roteiro pesquisou cerca de 70 estabelecimentos e pontos turísticos em Pelotas, analisando quesitos de acessibilidade, como presença de rampas, banheiros e portas adaptados, menu em braile, entre outros. O Shopping Pelotas ganhou destaque por ter estruturas adaptadas aos deficientes, como banheiros e portas, vagas exclusivas, entre outras adaptações.

    ***

    Até a próxima!

    Comentários