Em parceria com a Sagres Agenciamentos Marítimos e com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), a empresa finalizou a construção do novo prédio operacional, da balança de pesagem da SPH e do Espaço de Apoio para Operações. As estruturas fazem parte de contrapartida do Contrato de Uso Temporário (CUT) que regulamenta o uso, pela Celulose Riograndense, de 23.500m² de área do Porto para instalação do Terminal de Toras de Madeira. Além dos investimentos no Porto Público, o projeto prevê a estrutura para o Terminal de Toras (TTP) e a revitalização da orla portuária.
Diretor de Projetos da Celulose Riograndense, Otemar Alencastro, prevê que, com o início das operações no Porto de Pelotas, a empresa passará a ter, anualmente, uma movimentação no modal hidroviário de quase 3 milhões de toneladas de carga (1,2 milhão de toneladas de madeira transportadas de Pelotas a Guaíba + 1,7 milhão de toneladas de celulose de Guaíba até Rio Grande): “Estamos viabilizando um modal importantíssimo, que traz à cidade de Pelotas a sua vocação original”, salientou. O chefe da divisão do Porto de Pelotas – DIPPEL, Cláudio Oliveira, falou da importância dos novos equipamentos, lembrando que a antiga balança já estava há 42 anos em operação: “Estas obras que estão sendo entregues são a garantia de funcionalidade do Porto neste novo momento. É a concretização de um sonho. O futuro do Porto de Pelotas começa hoje”. Até novembro, também serão entregues a nova oficina mecânica e a nova sede para a Associação dos Servidores Hidroviários. As obras do Terminal de Toras estão em andamento e a previsão é de que até o final de setembro estejam concluídas.
SERÃO EXECUTADAS AS SEGUINTES AÇÕES NO TTP:
- – Preservação do patrimônio cultural, com a manutenção da fachada do prédio existente;
- – Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas;
- – Benfeitorias no entorno público:
- – Arborização dos passeios
- – Muro de contenção sonora
- – Iluminação noturna
- – Recuperação do passeio público
- – Benfeitorias internas no Terminal de Toras do Porto Público:
- – Duas novas balanças rodoviárias de última geração
- – Scanner para medição de volume de carga
- – Prédio para estrutura operacional e administrativa de apoio
- – Guarita de vigilância
- – Terraplenagem, nivelamento do terreno, pavimentação e arruamento
- – Reformas no Armazém A1
- – Reforma de cercas e muros
- – Sistema de drenagem pluvial
- – Sistema de água potável
- – Sistema de esgoto
- – Sistema elétrico e de dados;
- – PPCI, com sistema de hidrantes.