REPRESENTANTES DO SINDUSCON CAXIAS VISITAM OBRAS EM PELOTAS

    Depois de mostrar potencial na execução de moradias populares em Pelotas, com recordes em aprovações de projetos no extinto Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e bom desempenho no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), Pelotas ganha notoriedade pela implementação dos conceitos de  inovação e sustentabilidade em seus bairros planejados. Diretores, associados e integrantes do Sinduscon Caxias Jovem realizaram, nesta semana, visita técnica aos bairros Quartier e Una no município.

    A agenda de compromissos teve início com recepção na sede do Sinduscon/Pelotas onde ocorreu reunião para  discussões sobre a importância de ações em bloco dentro dos sindicatos da construção gaúchos e trocas de experiências sobre assuntos que envolvem o setor, como materiais, entrosamento com poder público, atendimento às normativas, entre outras pautas. Em seguida, o grupo deslocou-se  ao Bairro Quartier, na zona norte, para conhecer a infraestrutura montada no local e conversar com o empreendedor Claudio Teitelbaum.

    Traçado pelo paranaense Jaime Lerner, o novo bairro é livre de muros ou obstáculos para que a população tenha acesso às áreas de compras e lazer. Com 10 hectares de área verde e de preservação, estão em construção trilhas para caminhada, quadras poliesportivas e complexo de lazer público, além de um mirante com vista para o bairro e adjacências. A infraestrutura contará com internet sem fio em diversas áreas públicas, calçamento em bloquetes e vias sem desnível entre calçada, ciclovia e faixa de automóveis. Vários lotes já foram vendidos e as unidades estão em plena comercialização.

     

    Durante a tarde, os caxienses conheceram as instalações do Parque Una, empreendimento da Idealiza Urbanismo, firmado com a concepção de pioneirismo para criar um novo centro na cidade, atrás do Shopping  Pelotas. O sócio da Idealiza e presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabiano de Marco, explicou detalhadamente o projeto, que segundo ele, terá vida e dinâmica próprias com muitas atratividades. “Por esse mesmo motivo, não por acaso o Una é colado ao Shopping, que deslocou grande parte dos comércios do centro antigo para a região do bairro. Igualmente, grande parte dos imóveis do Una tem sido adquiridos por pessoas que viviam e trabalhavam em regiões nobres”, explicou.

    O coordenador do Sinduscon Caxias Jovem, Lucas Trentin, avaliou positivamente as atividades promovidas em Pelotas. Segundo ele, chamaram atenção do grupo o formato de atuação das empresas locais e a excelente receptividade nas vendas dos projetos. Ele adiantou que o setor da construção de Caxias vem atuando no mesmo sentido, visto que, o atual conceito de aliar trabalho, lazer e moradia é uma tendência do mercado consumidor.




    Comentários