NAVIO DE APOIO OCEANOGRÁFICO ARY RONGEL ATRACA NO PORTO NOVO APÓS OPERAÇÃO NA ANTÁRTICA

    Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel atraca no Porto Novo após operação na Antártica.

    A embarcação esteve desde o dia 26 de outubro de 2017 prestando apoio na 36ª OPERANTAR.

    O Navio de Apoio Oceanográfico (NaOPC) Ary Rongel esteve atracado no Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande desde a última sexta-feira, 30. A embarcação, que permaneceu nas instalações até o dia 1º de abril, partiu do Rio de Janeiro no dia 26 de outubro de 2017 rumo a Antártica, para prestar apoio aos projetos de pesquisa científica do Brasil na Trigésima Sexta Operação Antártica (OPERANTAR XXXVI), em assistência ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra, Antonio Braz de Souza, o navio tem como destino final a Base Naval do Rio de Janeiro, localizada na Ilha de Mocanguê – Niterói, com previsão de chegada para o dia 05 de abril.

    A MISSÃO

    A missão teve como objetivo realizar o apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE) da EACF, atuar na reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, além de servir como plataforma para a realização de pesquisas nas áreas da ciência e tecnologia englobando diversas instituições de ensino e pesquisa do país, efetuando lançamentos e recolhimentos de pesquisadores, além do transporte de pessoal, gêneros, combustível, maquinário e material de pesquisa. O Navio também participou dos voos de apoio recebendo militares, servidores civis e pesquisadores, cujos esforços de várias esferas do Poder Público e cooperação internacional interagiram em sintonia para o transporte, permanência e salvaguarda de pesquisadores e do seu material na Antártica.

    A EMBARCAÇÃO

    O NaOPC Ary Rangel – H44, ex – Polar Queen carrega esse nome em homenagem ao Almirante Ary dos Santos Rongel. Foi construído pelo estaleiro George Eides Sonner A/S de Hoylandsbygd, na Noruega, como navio de pesquisas, entrando em serviço no dia 22 de janeiro de 1981. Suas dimensões são 75.32m de comprimento, 13.06m de boca e 6.20 de calado e têm descolamento de 3.500 ton, 1.050 ton (dwt) e 1.982 (grt), com velocidade máxima de 14.5 nós. Seu raio de ação é de 17.000 milhas milhas náuticas(1) à 12 nós e 60 dias de autonomia e propulsão diesel, 2 motores diesel de 6 cilindros Krupp-Mak 6M453Ak gerando 4.500 bhp, acoplado a 1 eixo com hélice de passo controlável, protegido para navegação no gelo. Equipado com sistema de posicionamento dinâmico SIMRAD ALBATROSS, com dois bow-thrusters e stern-thrusters.




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