COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 30.01.2018

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Já era hora – A Prefeitura de Pelotas já está trabalhando na formação de uma Parceria Público Privada para alterar a concepção de iluminação pública da cidade. Não só a segurança dos pelotenses estará melhorando, mas a luminosidade e a estética das ruas ganhará um novo visual. E, claro, a economia que os cofres públicos farão com a nova dinâmica de atendimento ao munícipe, que ao fim e ao cabo, é o maior interessado nos investimentos em melhorias será grande. A prefeita Paula Mascarenhas reuniu, na semana passada, os integrantes da nova Comissão Técnica de Modelagem de Iluminação Pública (CTM-I), responsável pelos estudos para qualificar o serviço no Município e garantir impacto direto na segurança pública. A Comissão será vinculada ao Comitê Gestor do Programa de Parcerias do Município de Pelotas, que trata do planejamento e da execução das concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Administração Municipal Direta e Indireta – atualmente com foco em três áreas: saneamento, iluminação pública e na criação de um centro administrativo.

    ***

    Refis – O Sebrae, juntamente com parlamentares e organizações que congregam micro e pequenos empresários do país estão articulando junto ao Congresso Nacional, em Brasília, estratégias com o objetivo de derrubar o veto à criação de um programa de refinanciamento de dívidas do governo federal para o segmento, conhecido como Refis das micro e pequenas empresas. No último dia 5 de janeiro, o presidente Michel Temer vetou integralmente o texto aprovado pelo Congresso que instituía benefícios nos termos de pagamento de débitos com a União, a exemplo do que já havia sido aprovado para grandes empresas. A justificativa para o veto é que a medida fere a Lei de Responsabilidade Fiscal ao não prever a origem dos recursos que cobririam os descontos aplicados a multas e juros com o parcelamento das dívidas. A proposta concedia descontos em juros e multas para criar melhores condições de quitação dos débitos dessas empresas. Segundo o texto, 5% desses valores deveriam ser pago em espécie em até cinco parcelas e o restante poderia ser dividido em até 15 anos.

    ***

    PUBLICIDADE

    Para evitar alagamentos, o Sanep tinha como meta realizar a limpeza de 40.000 metros de canais de drenagem. Mas superou esse número e atingiu 80.000 metros, em uma ação que proporcionou um bom funcionamento do sistema de escoamento, durante a estação mais chuvosa do ano. Só que o trabalho ainda não terminou, afinal é preciso continuar esse esforço para a retirada de lama, lixo e entulhos que diminuem a capacidade de vazão das águas pluviais.

    É O SANEP FAZENDO O MELHOR PARA VOCÊ E PARA A NOSSA CIDADE!

    ***

    Plataforma – Uma startup incubada do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas tem trabalhado em uma nova plataforma que se compromete em trazer novidades para o transporte coletivo em Pelotas. A empresa está desenvolvendo o ‘Uber para ônibus’, através do aplicativo ‘Vamos de Go’. O criador da plataforma é o acadêmico de Engenharia da Computação da UCPel, Gérard Ferreira. Segundo ele a plataforma trará qualidade, segurança e preço justo para os usuários. A startup estabelecerá rotas inteligentes e elas serão traçadas a partir das necessidades dos usuários. O itinerário prezará por poucos pontos de embarque e desembarque, mas de forma que não prejudique o passageiro. A empresa irá desenvolver um sistema de bilhetagem eletrônica para que o usuário possa utilizar o serviço de forma segura e individual. Apenas passageiros cadastrados para as rotas poderão utilizar o transporte.

    O aplicativo ainda não tem data para ser inaugurado, mas os interessados em utiliza-lo já podem realizar o cadastro no site www.vamosdego.com.

    O Ciemsul tem interesse em apoiar empreendedores com projetos de empresas nascentes ou empresas já existentes, que apresentarem algum grau de inovação. Mais informações sobre a incubadora da UCPel estão disponíveis no site http://ciemsul.ucpel.edu.br .

    ***

    Top – A temporada de verão sempre traz ao Porto do Rio Grande alguns navios de passageiros. As embarcações realizam paradas técnicas no município, mas os turistas acabam aproveitando o tempo para conhecer a cidade. Na temporada 2017/2018 ainda faltam dois navios desse tipo, somando mais de duas mil pessoas entre passageiros e equipe técnica. Os dois transatlânticos que chegam à cidade estarão entrando no território nacional e o Porto do Rio Grande será sua primeira parada no Brasil. O Seven Seas Marinertem previsão de chegada para o dia 17 de fevereiro. Já o Sirena deve atracar no dia 25 de março. Ambas as embarcações estão há anos na rota do Porto do Rio Grande e realizam passeios na costa brasileira e da América do Sul.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários